Por que a Educação Ambiental é importante para a sua empresa?

  Atualmente a preocupação com o modo de consumo e a relação deste com a preservação da natureza está mudando o comportamento das empresas, que antes se preocupavam apenas com o lucro mas, agora, se preocupam com a educação ambiental tanto da empresa quanto de seus consumidores. Assim, as empresas estão adotando princípios ambientais que visam conscientizar e também tornar o ambiente corporativo mais preocupado com as questões ambientais.

   Então esse texto irá ajudar a saber um pouco mais sobre a educação ambiental, como aplicá-las no dia a dia da sua empresa e quais são os benefícios que esta traz!

  • Afinal, o que é educação ambiental?

   A educação ambiental tem como objetivo constituir uma consciência ecológica em cada indivíduo, promovendo uma conexão entre a sociedade e a natureza e, despertando a percepção dos temas que impactam o ambiente, além de estimular a tomada de ações com o foco na preservação e sustentabilidade. Dessa forma, esta é uma importante ferramenta que mobiliza uma harmonia entre as ações humanas e o ecossistema.

  • Os objetivos da educação ambiental

   É importante lembrar que, esta não defende um ponto de vista, mas sim, ensina aos indivíduos questionar os diversos aspectos envolvidos na resolução de um problema e a buscar a melhor solução possível dentro do contexto existente.

   Então, a educação ambiental tem como objetivos as seguintes metas: 

-Promoção da conscientização e da sensibilidade ao meio ambiente;

-Desenvolvimento do conhecimento e da compreensão dos problemas ambientais;

-Motivação para ações de melhoria e manutenção da qualidade ambiental;

– Engajamento nas atividades que levem à resolução dos problemas ambientais;

  • E qual é a sua importância para as empresas?

     Já nas empresas, a educação ambiental é uma forma de sensibilizar o público interno, iniciando um ciclo de mudanças e preocupação ambiental. Se antes era apenas uma obrigação legal, como instituída pela Lei de Política Nacional de Educação Ambiental, no momento, se trata de uma estratégia de competitividade e sucesso organizacional. 

   As atividades empresariais devem incorporar as dimensões ambientais e promover a responsabilidade socioambiental para a conservação, recuperação e manutenção das condições ambientais adequadas. 

   Outra importância no meio corporativo, a educação ambiental pode fazer parte da estratégia de marketing, agregando valor aos produtos e serviços. Também podem ser destacados aspectos específicos da política do meio ambiente das empresas, como por exemplo, o tratamento adequado para os resíduos da produção e pós consumo, sistemas de logística inversa e a economia de recursos naturais. 

       

  • Como adotar essa conscientização dentro da sua empresa?

   Uma das formas das empresas adotarem essa conscientização é por meio da adoção de programas e projetos de educação ambiental internos para os colaboradores diretos e externos para os públicos alvos dos seus produtos e/ou serviços, ou ainda de forma mais ampla, para as comunidades onde atuam. 

   Os programas de educação ambiental podem ser parte de projetos mais abrangentes como a gestão ambiental da empresa, auxiliando na capacitação dos colaboradores diretos e minimizando as possibilidades de conflitos externos com os consumidores e outras partes interessadas, inclusive com os órgãos ambientais e fiscalizadores, estabelecendo um canal qualificado de comunicação que pode ser avaliado periodicamente e realizarem-se as adequações necessárias.

   A educação ambiental quando relacionada com a capacitação dos colaboradores, funcionários e recursos humanos é benéfica para o conjunto dos empreendimentos. Este processo pode ser realizado através da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), de cursos, palestras, oficinas, da contratação de consultorias especializadas que gerenciam pedagogicamente estes processos educativos.

Créditos

Escrito por: Letícia Mendez

Revisado por: Ari Shinhe

Referências

https://www.logica.eco.br/noticia/o-papel-da-educacao-ambiental-nas-empresashttps://fia.com.br/blog/educacao-ambiental/

https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-ambiental.htm

https://www.laboneconsultoria.com.br/educacao-ambiental/

https://www.ecodebate.com.br/2016/08/26/a-educacao-ambiental-nas-empresas-artigo-de-antonio-silvio-hendges/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *