Como o PMVA contribui com você e seu município?

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem como proposta medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental a partir da descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

Com isso o PMVA atribui pontuação aos municípios de acordo com o cumprimento das tarefas estabelecidas em dez diretivas, que falaremos em seguida. O objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Além disso, o PMVA garante a transparência para os munícipes, apresentando a pontuação de todos os municípios cadastrados no programa em seu site.

O que e quais são as diretivas?

As ações ou tarefas propostas no PMVA (descritas na resolução SMA nº33) estão divididas em dez diretivas ambientais, essas diretivas correspondem a temas que guiam a agenda ambiental a partir de suas tarefas. As dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrange os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Como o PMVA contribui com a população?

O cumprimento das tarefas não tem impacto positivo apenas para o meio ambiente, está fortemente ligado à qualidade de vida da população. Cidade mais verdes, menos lixo nas ruas, melhor qualidade de ar e da água, são exemplos de benefícios promovidos pelo PMVA. Além destes, cuidar do meio ambiente é garantir qualidade de vida para as gerações futuras. Assim a partir do programa temos melhora na infraestrutura, organização, bem-estar social, meio ambiente, saúde pública e transparência da cidade.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP. Com isso o município consegue verba para continuar investindo em projetos para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Lotus jr e o PMVA

A Lotus Jr. expandiu sua carta de serviços e agora também oferece consultoria para municípios em relação ao PMVA. O objetivo é melhorar as pontuações no PMVA ou de começar o programa com o município. Estamos desde 2014 atuando na área ambiental em Bauru e região. Entre em contato com a gente para fazer o orçamento ou recomende nosso serviço para a prefeitura da sua cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *